Tabuleiro Ouija, experiência sobrenatural ou mera sugestão?

Tabuleiro ouija… (pronuncia-se ouija). Apenas um jogo? Perigoso? Demoníaco? Uma fraude? Um anacronismo de uma época supertecnológica que ao mesmo tempo continua a acreditar em demónios, espíritos e fantasmas? Mas o que pensam sobre este assunto os caros leitores? Já alguém teve alguma experiência sobrenatural com um tabuleiro de ouija?

Vamos por partes. Para quem não souber muito bem o que é isto do tabuleiro ouija, digamos que se trata um tabuleiro onde estão representadas todas as letras do alfabeto, os números de 1 a 9, e o Sim e o Não. Existe ainda uma espécie de ponteiro ou qualquer outro objecto, sendo usual utilizar um copo, que cumpra uma função de apontar.

Mais uma coisa: o nome de ouija parece oriundo da palavra francesa ‘oui’, ou seja sim, e da palavra alemã ‘ja’, que também significa sim. Isto é, o tabuleiro ouija seria assim como que o jogo da dupla afirmação, um jogo de certa forma muito “nietzscheano”, embora dificilmente tenha sido o filósofo Deleuze, intérprete de Nietzsche, o seu inspirador.

Mas é então o ouija um jogo de mesa? De forma alguma. Agora que é um jogo inquietante, por assim dizer, para quem e com quem se joga, isso é. A intenção dos jogadores é entrar em contacto com entidades do além ou com espíritos que continuam a penar por aí, porque não tinham dinheiro para pagar a Caronte e não puderam atravessar o rio Estige. (Também há quem opine que o ouija serve para contactar com extraterrestres… sem comentários.).

Adiante, muitas vezes opta-se por ir jogar em cenários propícios, aos quais um psicólogo talvez chamasse locais propícios, como por exemplo propriedades abandonadas, cemitérios, casas velhas, etc., ou seja, locais onde a possibilidade de sugestão está mesmo à frente dos olhos. No entanto, não queremos negar com estas palavras, que o tabuleiro de ouija ponha a descoberto forças obscuras até então adormecidas.

Uma vez preparado o tabuleiro, muitos queimam incenso, despertando ainda mais a sensibilidade. Depois de todos estarem nos seus lugares em volta do tabuleiro, é costume começar com uma pergunta: Há aqui alguém?

A partir daqui dá-se início às perguntas das pessoas presentes, seguidas das respostas dos mortos. Eventualmente forma-se uma mensagem. A mensagem, por exemplo, poderia ser o anúncio da morte de algum dos presentes.

Neste ponto, perguntamos: Brincadeira? Fraude? Sugestão? Quem sabe… Todos temos um amigo de um amigo de outro amigo a quem o tabuleiro de ouija supostamente anunciou coisas terríveis que aconteceram. Claro que esse amigo do amigo do nosso amigo, talvez nunca tenha existido…

Fonte: http://aterraemmarte.com/tabuleiro-ouija-experiencia-sobrenatural-ou-mera-sugestao/

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Curiosidades com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s