Top 10 das fobias mais estranhas do mundo

Tricofobia – Medo de cabelo caído. Se vê cabelos na sopa e em todo o sitio, você pode estar a sofrer de tricofobia. Do grego Thrix (cabelo) e fobia (medo), é o medo provocado pela visão de cabelos caídos nas roupas ou lugares/coisas.

 

Papafobia: Medo do Papa. Considerado como um dos mais benevolentes pessoas em todo o mundo, com milhões de seguidores, todas à espera da sua bênção… Excepto para aqueles que sofrem de “papafobia”: Um anormal ou persistente medo patológico do papa ou do papado. Os sintomas podem incluir falta de ar, respiração rápida, batimentos cardíacos irregulares, suores frios, náuseas ou sentimento generalizado de medo. E não seria só sobre o próprio Papa, uma pessoa com papafobia também pode ter medo da Igreja Católica Romana. Imagine o papa-móvel a vir em direcção de uma pessoa dessa.

 

Araquibutirofobia: medo de que se incrustem na gengiva ou no palato a pele que envolve o amendoim, as pipocas ou qualquer outro componente que aderira ao palato como doces.

 

Nomofobia: Nome recente que designa o desconforto ou a angústia causados pela incapacidade de comunicar através de telemóveis ou computadores. Como você se sente quando o seu telemóvel está sem rede ou descarregado? Consegue passar um dia sem o telemóvel?

 

Efebofobia: Definida como um medo irracional aos adolescentes e um preconceito contra eles. Agora imagine aproximar-se alguém que sofre desta fobia de um adolescente? Nem pensar! Uma pessoa com essa fobia não vai nunca  ter filhos, nem visitar amigos com filhos.

 

Escopofobia: Medo irracional de ser observado. Essa pessoa deveria ser um ninja. Essas pessoas tendem a evitar multidões ou lugares com muita gente, como centros comerciais e jogos de futebol. Qualquer simples tarefa como conduzir um carro pode ser muito difícil. O doente irá sentir medo e desconforto, uma vez que pensará que os outros o estão a observar através dos espelhos do carro.

 

Espectrofobia: Medo irracional de espelhos. As pessoas que sofrem deste mal não se vêem ao espelho, pois o seu reflexo é causa para pânico! Os psicanalistas atribuem este medo a dois motivos: Medo do auto-conhecimento e a pessoa tornar-se vaidosa.

 

Fagofobia: Medo assustador de engolir. O que traumatizou essas pessoas foi quando a mãe delas as mandava comer para crescerem (mentira). Em casos menos graves da doença ainda é possível engolir comidas líquidas ou macias. Acaba por levar à má-nutrição e perda excessiva de peso.

 

Vomitofobia: Medo mortal de vomitar. Sim, mortal por que ninguém gosta de vomitar, não é? Esta fobia também envolve o medo de ver pessoas a vomitar ou de lhes vomitarem em cima. Nos piores casos as pessoas com esta doença evitam de sair para comer ou mesmo de socializar indo à festas. Acabam a alimentar-se mal e a ser confundidos com anoréticos, mas não bulímicos, já que esta envolve questões de peso.

 

Triskaidekafobia: Este sim é um palavrão! Medo do número 13. Por incrível que pareça é mais comum do que se imagina. Em casos menos graves trata-se apenas de um receio sobre o número. Há também o medo da sexta-feira 13, chamado paraskavedekatriafobia. Sabiam que Hitler tinha medo do nº 13? Há também o medo do número 4, tetrafobia. Este é mais comum no Japão, China e Coreia, já que lá tem significado de morte e/ou azar. Alguns elevadores chegam e não ter esse número, passando do 3º para o 5º andar (não sei se o andar também não existe, mas enfim…)

 

Fonte: http://aterraemmarte.com/top-10-das-fobias-mais-estranhas-do-mundo/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Curiosidades com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s